Setembro chegou! E com ele veio a campanha de conscientização e prevenção ao suicídio, o “Setembro Amarelo”. De acordo com a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e o Conselho Federal de Medicina (CFM), 96,8% dos casos de suicídio estão relacionados a transtornos mentais. Os casos notificados estão ligados à depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias. Na tentativa de reduzir e prevenir esses números, foi criada no Brasil, no ano de 2015, a campanha “Setembro Amarelo”.

Ao longo de todo o mês de setembro, são realizadas em todo o Brasil diversas atividades e ações de conscientização sobre o tema. A campanha reforça a importância de debater sobre os problemas de saúde mental, encorajando as pessoas que estão passando pelo problema, a falar sobre o assunto e o mais importante, buscar ajuda!

O Grupo OPT apoia a campanha do Setembro Amarelo e assegura a importância de incentivar políticas efetivas de prevenção ao suicídio. Através da plataforma Alô Mulher Teresina, o grupo presta serviços de atendimento às mulheres nas áreas de enfrentamento à violência, assistência social, protagonismo feminino e saúde mental. No último levantamento realizado, o atendimento na área de saúde mental foi o segundo mais procurado, com 25% das ligações recebidas pela central. O serviço está disponível todos os dias, inclusive nos finais de semana, das 8h às 20h, por meio do número: 0800 033 0302. Não se cale, busque ajuda!