Cores, estilos e sorrisos invadiram o Centro de Referência Esperança Garcia (CREG) com a realização do “Invista-se”, projeto de empoderamento femininino, uma iniciativa da Prefeitura de Teresina, oferecido por meio da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres (SMPM). A ação de autocuidado e beleza aconteceu nesta sexta-feira (18) na sede do CREG, no Centro, e ofereceu gratuitamente roupas e acessórios para mulheres em situação de violência atendidas pela unidade.

No espaço foi montado uma loja com mais de 200 peças de roupas novas à disposição, expostas em mesas. Ao todo, 49 mulheres assistidas participaram de uma roda de conversa sobre autoestima e empoderamento, em seguida, cada uma delas foi oportunizada com um look completo a sua escolha, tamanho e necessidade.

Está é a segunda edição do “Invista-se”. O projeto surgiu de um desejo da própria Secretária da Mulher, Karla Berger. “O Invista-se partiu da minha percepção de especialista em moda. Noss equipe pensou muito – de fazer com que essas mulheres tenham a sensação de participarem de uma experiência de autocuidado onde elas escolhem as roupas que vão se sentir bonitas, empoderadas e isso traz uma sensação de bem-estar. É um momento em que acabam esquecendo dos problemas que passam”, destacou Karla Berger.

Parceria

O “Invista-se” homenageia às mulheres e contou com a parceria e apoio da loja Vivanne, das empresárias Viviane Feitosa e Vanessa Feitosa. Um mix de todos os produtos da marca, tecidos planos e o jeans de variados modelos e tamanhos foram disponibilizados. A ação possui um viés social que faz nascer um espaço de reflexão e fortalecimento da autoestima das mulheres atendidas pela SMPM.

Para Viviane é uma satisfação fazer parcerias assim. “Trabalhamos o empreendedorismo feminino e para nós e muito importante hoje está aqui ajudando muitas mulheres na autoestima com moda. Trouxemos um mix de todos os produtos da empresa e é uma parceria que vamos fidelizar”, ressaltou a empresária.

Frequentadora há um ano o CREG, Maria dos Santos*, estava animada em poder escolher novas roupas. “Estou muito agradecida é algo que renova minha vida, o look que ganhei já quero ‘inaugurar’ hoje no aniversário do meu filho”, disse. “O CREG nos deu uma acolhida diferente que levantou nossa autoestima. Eu tenho três filhos e não tenho como estar comprando roupas novas porque eu penso em comprar o que comer para eles, isso para mim foi maravilhoso”, afirmou Francisca Barbosa.*

Em 2021 cerca de 400 mulheres foram beneficiadas no serviço Florescer com o primeiro “Invista-se”. “Essa parceria da PMT com a iniciativa privada é muito bem-vinda, queremos que os empresários se envolvam com a Secretária da Mulher e as demais secretarias com projetos como esse”, finalizou Karla Berger.

*Nomes fictícios usados para preservar a imagem das assistidas.